ONG Focinho Amigo

Email: focinhoamigo@hotmail.com

Sobre a ONG

Associação Focinho Amigo Santa Rosa

Quem somos?

A ONG Focinho Amigo foi fundada em Setembro de 2014. Trata-se de uma associação não governamental, de caráter socioambiental, sem fins lucrativos.

Qual o principal objetivo da ONG?

Nosso principal objetivo é diminuir a superpopulação de animais abandonados e maltratados na cidade de Santa Rosa, oferecendo-lhes saúde, bem estar, maior qualidade de vida e lares responsáveis.

Além do atendimento aos animais abandonados e em situação de risco, a ONG providencia a castração de animais e ainda verifica eventuais denúncias de maus tratos realizadas por meio da rede social disponível no Facebook , ou então pelo endereço eletrônico (focinhoamigo@hotmail.com).

Quais atividades a ONG realiza?

As atividades da ONG podem ser resumidas nas seguintes:

  • Atender/resgatar animais em situação de maus tratos e abandono, fornecendo-lhes atendimento veterinário, esterilização (castração) e lar definitivo saudável;
  • Esclarecer e educar a população quanto à posse responsável, maus tratos, abandono e esterilização (castração) dos animais;
  • Estimular a adoção de animais abandonados.

Como fazemos?

Atualmente, contamos com apenas 9 (nove) associados voluntários e alguns colaboradores eventuais, os quais utilizam seu tempo livre para se dedicar ao voluntariado.

Não temos ajuda financeira de órgãos públicos, apenas de pessoas que simpatizam com a causa e apoiam o trabalho da ONG.

Salienta-se que a ONG não possui sede, portanto, conta-se igualmente com o auxílio de simpatizantes da causa animal que recebem temporariamente os animais recolhidos em suas casas, até que se recuperem e possam ser encaminhados a lares responsáveis.

A ONG também conta com o auxílio de alguns veterinários parceiros que possibilitam o acesso a tratamentos de saúde aos animais recolhidos, observando as condições financeiras disponíveis.

Salienta-se que até a presente data, a ONG viabilizou a castração de cerca de 350 cães e gatos e espera que esse número cresça significativamente no decorrer dos meses, principalmente em comunidades carentes.

Por que fazemos?

O que nos move é o amor pelos animais. Só quem ama dedica seu tempo livre e recursos próprios em prol dos animais.

Infelizmente, devido ao alto custo e pouco apoio, não conseguimos atender todos os animais necessitados.

Porém, mantemos firme a esperança de que os atos realizados no presente refletirão em um futuro melhor aos animais que hoje se encontram em situação de maus tratos e abandono.

Almejamos conscientizar, cada vez mais, a população, da importância de fornecer aos animais os cuidados que eles necessitam e muito amor.

Como são feitas as adoções?

Os animais recuperados são levados para feiras de adoção realizadas pela ONG, normalmente na Praça da Bandeira, aos domingos (no Brique da Praça). Eventualmente, realizam-se feiras em outros locais, sempre divulgados na rede social da ONG.

A adoção desses animais é feita por pessoas aprovadas pela ONG, por meio da realização de questionário específico para tanto e cadastro.

Após a adoção, a ONG providencia a esterilização (castração) dos animais e eventualmente pode realizar visitas aos animais já adotados, dependendo da situação.

Quais as maiores necessidades da ONG e como obtemos recursos?

Os recursos da ONG são escassos e se depende muito de doações, portanto, há diversos animais adotados aguardando a realização da castração, formando uma fila de espera com mais de 100 animais.

Além disso, a ONG ainda possui cerca de 60 animais sob sua guarda, os quais ainda aguardam adoção e consomem cerca de 350 kg mensais de ração.

As maiores necessidades da ONG, atualmente são de recursos financeiros para: viabilizar a alimentação, atendimento veterinário e, principalmente, castração dos animais.

Para arrecadação de fundos, aceitamos doações na conta Poupança da ONG ou nas caixas de doação disponíveis em alguns locais do Município de Santa Rosa, RS: Casa do Gaúcho, Restaurante Ponto 10, Restaurante Coliseu, Restaurante Trivial, Karol Cortinas, Multibichos Agropecuária, 4 Patas Agropecuária, Vitale Clínica Veterinária e Physicus Academia.

Também vendemos produtos personalizados como, por exemplo, camisetas, chinelos e copos.